Tommi Makinen

Piloto finlandês de ralis, Tommi Makinen nasceu a 26 de junho de 1964, em Puuppola, na Finlândia, no seio de uma família de agricultores. Em jovem, Makinen mostrou grande interesse em seguir a tradição familiar e foi nos trabalhos agrícolas que começou a lidar com máquinas motorizadas, como tratores. Tommi e os seus três irmãos entretinham-se na juventude a conduzir velhos carros numa pista de gelo que havia nas imediações da quinta da família e o futuro campeão começou aí a ganhar gosto pelas competições automóveis.
No verão de 1985, Tommi, que tinha junto algum dinheiro a trabalhar nas florestas finlandesas, comprou o seu primeiro carro de ralis, um Ford Escort RS2000 em segunda mão, e começou a entrar em corridas no outono. Só em 1986 participou em mais de vinte ralis, mas sem grande resultados. Mas, nesse ano, Makinen travou conhecimento com Juha Kankunen, um finlandês campeão do mundo de ralis, e participou com ele numa sessão de treinos. No final, Kankkunen disse que Tommi já parecia um piloto completo, o que o motivou a prosseguir a carreira. Dois anos depois sagrou-se campeão finlandês de ralis e começou a participar em provas internacionais.
Em 1989, passou a ter a seu lado Seppo Harjanne, um copiloto consagrado, e participou em algumas provas do campeonato do Mundo com um Mitsubishi de Grupo N, uma espécie de segunda divisão dos ralis. Venceu três provas desta categoria, a primeira das quais em junho, na Nova Zelândia, e provou que podia competir entre os melhores pilotos do mundo. Mesmo assim, só em 1994 é que Tommi Makinen conseguiu arranjar um carro verdadeiramente competitivo para mostrar o seu valor e isto porque a Ford precisou substituir à pressa o italiano Miki Biasion no Rali dos 1000 Lagos, na Finlândia. Makinen aproveitou a ocasião da melhor maneira e venceu o rali, sendo esta a sua primeira vitória absoluta numa prova do Mundial.
No ano seguinte, foi contratado pela Mitsubishi e começou aí uma ligação de grande sucesso. Entre 1996 e 1999, o finlandês Makinen, ao volante de um Mitsubishi Lancer ganhou os quatro Mundiais de Ralis, tendo sido o primeiro piloto de todos os tempos a consegui-lo de forma consecutiva.
Como referenciar: Tommi Makinen in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 14:10:42]. Disponível na Internet: