Tonga

Geografia
País da Oceânia. Este país é um reino independente, governado por uma das mais antigas monarquias do globo. Foi protetorado inglês entre 1905 e 1970, altura em que aderiu à Commonwealth. É um arquipélago de 169 ilhas onde só 36 são permanentemente habitadas. Dividem-se em três grupos: a norte, o das Vava'u; no centro, o das Ha'apai; e as de Tongatapu, a sul. Situam-se no Pacífico Central, a 3000 quilómetros a nordeste de Sydney, na Austrália, e a 640 quilómetros a leste das Fiji. As principais cidades são Nuku'alofa, a capital, com 24 700 habitantes (2004), Neiafu (4100 hab.) e Mu'a (4200 hab.).
As ilhas são formadas, na zona oriental, por uma cadeia de terras baixas de pedra coral calcária, a oeste, o solo é de origem vulcânica e as terras são altas.
Clima
O clima é subtropical, com precipitações abundantes. A época dos tufões costuma ocorrer entre dezembro e abril. A vegetação é variada.

Economia
A maioria dos habitantes vive da agricultura e da pesca. A principal fonte de riqueza reside na exportação de copra, cana-de-açúcar e baunilha. Os principais parceiros comerciais de Tonga são o Japão, a Nova Zelândia, a Austrália e os Estados Unidos da América.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono não foi atribuído.

População
Nestas ilhas vivem 114 689 indivíduos sendo quase todos polinésios, naturais de Tonga. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 25,37%o e 5,28%o. A esperança média de vida é de 69,82 anos. Nem o valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) nem o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) foram atribuídos (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 151 000 habitantes. Os naturais de Tonga representam 96% da população. Os metodistas são a religião dominante, com 44%, seguindo-se-lhes os católicos, com 16%. As línguas oficiais são o tonga e o inglês.

História
Desde há mil anos que Tonga é governada por monarcas hereditários. Foram visitadas por James Cook na década de 1770 que as batizou de Ilhas Amigáveis. Em 1970, deixou de ser protetorado britânico para se tornar independente.
A forma de governo é uma monarquia constitucional. O rei é o chefe de Estado, assistido por um conselho privado, não eleito. O governo é proprietário de toda a terra. Os homens com mais de 16 anos têm direito a arrendar um terreno na cidade e uma parcela de 3 hectares para produzir culturas de subsistência. O crescimento da população, onde metade tem menos de vinte anos, resultou em escassez de terra.
O palácio real situa-se na capital de Tonga, Nuku'Alofa, na maior ilha do arquipélago, Tongatapu.
Como referenciar: Tonga in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 10:04:21]. Disponível na Internet: