Topol

Ator israelita, Chaim Topol nasceu a 9 de setembro de 1935 em Telavive. Depois de abandonar a escola, em 1953, juntou-se ao exército israelita onde desenvolveu o seu talento atuando na unidade de entretenimento militar. Em 1961, fundou uma trupe teatral satírica em Telavive e depois foi um dos membros fundadores do Teatro Municipal de Haifa. No ano seguinte, estreou-se no cinema numa comédia israelita intitulada I Like Mike. Em 1965, participou e produziu o filme Sallah Shabati e substituiu o seu professor de representação numa produção israelita da peça de teatro Fiddler on the Roof, interpretando pela primeira vez o camponês Tevye, personagem à qual ficaria para sempre associado. Em 1966, interpretou o papel de Abou Ibn Kaden em Cast a Giant Shadow, um filme biográfico de grande orçamento sobre Mickey Marcus. No ano seguinte, desempenhou com grande sucesso nos palcos londrinos novamente a personagem Tevye em Fiddler on the Roof. Em 1969, participou em Before Winter Comes e em A Talent For Loving, antes de ter o seu papel mais celebrado de sempre no cinema: o inesquecível camponês Tevye no musical de grande sucesso Fiddler on the Roof (Um Violino no Telhado, 1971), de Norman Jewison. Apesar de ter sido criticado por usar alguns truques de representação que deram um tom popularucho ao seu desempenho, atingiu um enorme sucesso, tendo sido nomeado para o Óscar de Melhor Ator e vencendo o Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia.
A sua carreira cinematográfica prosseguiu muito espaçada, destacando-se o seu papel de Galileu em Galileo (1975), de Joseph Losey; o Dr. Zharkov na adaptação da BD Flash Gordon (1980); Milos Columbo, o contrabandista do filme da série 007 For Your Eyes Only (007 - Missão Ultrassecreta, 1981); e Left Luggage (1998), realizado por Jeroen Krabbé.
Fez também alguns trabalhos na televisão, destacando-se o seu papel de Berel Jastrow nas minisséries de sucesso The Winds of War (Ventos de Guerra, 1983) e War and Remembrance (1988).
O papel da sua vida foi, contudo, o de Tevye, tendo-o representado mais de duas mil vezes no teatro após o lançamento do filme, em países como os EUA, Canadá, Japão ou Austrália. Em 1990, estreou na Broadway uma versão de Fiddler on the Roof, pela qual obteve a nomeação para o Tony de Melhor Ator em Musical.
Como referenciar: Topol in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 21:49:17]. Disponível na Internet: