torneira

Uma torneira consiste numa válvula simples de acionamento manual para regular ou deter o fluxo de um líquido numa tubagem. Consiste num corpo ou carcaça unida à tubagem e de um elemento de obturação.
Existem diversos tipos de torneiras: Torneira de macho: é o tipo de torneira mais simples, em que o elemento de obturação é um macho de forma troncocónica com um canal de passagem perpendicular ao seu eixo. Basta rodar este macho de 90º para abrir ou fechar a passagem do fluido.
Torneira de purga: a que se destina a evacuar periodicamente as impurezas ou a humidade condensada que se acumulam no fundo de reservatórios de combustíveis líquidos, óleos comestíveis, ar comprimido ou acumuladores de vapor. É geralmente uma vulgar torneira de macho.
Torneira de três vias: torneira de macho em que o canal de passagem é em forma de T, permitindo a ligação a três tubagens em simultâneo, ou só duas delas, conforme a posição do macho.
Como referenciar: torneira in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-14 18:11:25]. Disponível na Internet: