Torquato de Sousa Soares

Historiador e professor universitário, Torquato Brochado de Sousa Soares nasceu em 1903, no Porto.
Licenciou-se em Ciências Históricas e Geográficas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde veio a iniciar a sua atividade como docente. Já uns anos mais tarde, doutorou-se em Ciências Históricas pela Universidade de Coimbra. A sua atividade de docente alargou-se também a países como o Brasil e a Espanha.
Recebeu o Prémio Ocidente pelo seu livro Reflexões sobre a Origem e a Formação de Portugal. Foi nomeado professor catedrático dos estudos gerais da Universidade de Angola. Fez parte da Academia Portuguesa de História, da Academia das Ciências de Lisboa, e foi correspondente de várias academias e sociedades cientificas estrangeiras. Fundou e organizou a Revista Portuguesa de História e dirigiu e anotou a reedição da História da Administração Pública em Portugal. Outras obras importantes foram os Apontamentos para o Estudo das Instituições Municipais Portuguesas (1931) e os Subsídios para o Estudo da Organização Municipal da Cidade do Porto (1935).
Como referenciar: Torquato de Sousa Soares in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-26 09:08:53]. Disponível na Internet: