Torre das Cabaças
A fúria iconoclasta de demolições que se abateu sobre as muralhas medievais de Santarém ao longo do século XIX, arrasaram grande parte do seu perímetro defensivo. Poupados à irracionalidade cega foram alguns trechos da muralha escalabitana, as portas do Sol e de S. Tiago. Quanto às vigilantes torres defensivas, a maioria foi desmembrada pelo camartelo camarário, escapando a altiva e robusta Torre do Relógio do Senado da Câmara - denominada de Cabaceiro ou ainda das Cabaças. Esta última e mais comum denominação de "Torre das Cabaças" tem a sua origem nas oito cabaças que ocupavam parte da armação superior de ferro da torre.
Próxima da Igreja gótica de S. João de Alporão, a Torre das Cabaças é uma estrutura quadrangular de pedra, robusta obra do gótico quatrocentista reaproveitando parte da estrutura de uma outra anterior. Com cerca de 22 metros de altura, deixa ver a sua irregular configuração de alvenaria, em contraste com o bem talhado aparelho de silharia que se dispõe nos seus ângulos. O acesso é feito por uma porta de arco de volta perfeita, elevando-se o seu corpo até a um pórtico superior coberto e que é rasgado, em cada uma das face, por dupla arcaria de volta perfeita. Algumas gárgulas destacam-se na zona superior, coroando o medievo conjunto um sino articulado por uma estrutura trapezoidal de ferro, onde se inserem as oito vasilhas de barro ou cabaças. Num dos parapeitos integra-se o primitivo relógio solar de pedra lavrada. Impondo a sua maciça volumetria na malha urbana de Santarém, "...a Torre das Cabaças fez-se para ser olhada do vasto campo de Golegã, ou do campo de Almeirim, vindo do Vale, vindo de Coruche, de Benavente ou da Barquinha, através dos olivais, das terras de semeadura e das eiras do termo de Santarém..." (Ramalho Ortigão).
Partilhar
Como referenciar
Torre das Cabaças na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$torre-das-cabacas [visualizado em 2026-06-10 06:55:48].
Outros artigos
-
Ramalho OrtigãoHomem de letras português, um dos vultos mais destacados da Geração de 70, José Duarte Ramalho Ortig...
-
SantarémAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na região de Lisboa ...
-
SolAs suas características físicas fazem do Sol uma estrela de médias dimensões: é uma estrela anã da c...
-
Menir da BulhoaO menir da Bulhoa foi localizado na herdade da Bulhoa, em local muito próximo da base da colina onde
-
Forte do BugioTambém conhecido por Forte de S. Lourenço, integra o aparelho defensivo da cidade de Oeiras, perto d
-
Forte de S. BrásConstrução iniciada em 1552, em Ponta Delgada, e levada a efeito numa saliência que domina o litoral
-
Ermida de S. Brás (Évora)Extramuros da cidade de Évora, no denominado "Rossio da Corredoura", ergueu-se no século XV a Ermida
-
Igreja de BravãesA Igreja de Bravães é um templo românico de um antigo mosteiro minhoto já desaparecido, fundado por
-
Paço Episcopal de Castelo BrancoO Paço Episcopal da capital da Beira Baixa foi realizado no século XVI pela iniciativa de D. Nuno de
-
Palácio da BrejoeiraPalácio de massas arquitetónicas imponentes e volumosas dos princípios do século XIX, mandado constr
Partilhar
Como referenciar 
Torre das Cabaças na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$torre-das-cabacas [visualizado em 2026-06-10 06:55:48].