Artigos de apoio

Toutatis
Eram oferecidos sacrifícios, como o de afogar uma pessoa numa barrica cheia de água, a este deus sangrento. No entanto, este sacrifício descrito em inscrições e representado num caldeirão de prata dourada de cerca do século I, achado na localidade dinamarquesa de Gundestrup, pode ser também encarado como um ritual que o deus efetuava para que um herói alcançasse a imortalidade.

Este deus protegia os guerreiros tribais, inclusive aqueles que se encontravam nas legiões romanas; daí que seja algumas vezes representado com trajes romanos. Esta representação também se pode dever ao facto de Tutatis ser um dos sobrenomes do deus romano Marte (intitulado assim de Mars Tutatis).

Aparece por vezes com outras divindades, como se pode verificar no pilar de Mavilly que se encontra na Côte-d'Or, em França. Aí o deus está representado com os trajes de combate romanos e acompanhado por uma deusa armada, com o seio esquerdo descoberto, e pela serpente com cabeça de carneiro que já se verificou existir também no magnífico caldeirão de prata de Gundestrup.

Na Irlanda houve um deus com características muito aproximadas a este, como se pode verificar no Ciclo do Ulster em que se menciona o "deus ao qual jura a minha tribo" e ao qual se ofereciam sacrifícios por imersão em líquidos, neste caso de Cu Chulainn em água e de reis em licor quando fogem de um incêndio.

Em diversos locais se encontraram indicações para o conhecimento deste deus, entre os quais a região entre o Danúbio e o Norte de Itália, junto ao mar Negro, e na Dinamarca (região de origem do caldeirão de Gundestrup), na Grã-Bretanha (onde se encontraram inscrições latinas referentes ao deus Mars Tutatis, idênticas às da região do Danúbio) e na Gália (com textos que mencionam o deus).

A função principal desta divindade está perfeitamente ilustrada no livro de banda desenhada de Goscinny e Uderzo Uma Aventura de Astérix, o Gaulês: O Adivinho.
Como referenciar: Toutatis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-26 05:00:43]. Disponível na Internet: