Tracy Chevalier

Escritora norte-americana, Tracy Chevalier nasceu a 19 de outubro de 1962, na cidade de Washington, onde cresceu e estudou. Desde muito cedo manifestou o desejo de vir a tornar-se escritora, compondo contos quando frequentava ainda o ensino secundário.
Em 1984 obteve um diploma em Estudos Ingleses pelo Oberlin College de Ohio, dedicando os tempos livres ao seu esforço literário. Como é tradição no seu país, decidiu empreender uma viagem à Europa após a conclusão do ensino superior, mas a estadia de seis meses em Londres foi-se prolongando, tendo resolvido permanecer em Inglaterra. Começou então a trabalhar como editora de livros de referência, e inscreveu-se num curso noturno de Escrita de Criação. Conseguiu publicar um conto numa revista e, encorajada por este modesto sucesso, abandonou em 1993 a sua posição profissional para se matricular num outro curso de Escrita de Criação, desta feita ao nível da licenciatura, promovido pela Universidade de East Anglia, em Norwich. Instruída por nomes reputados da literatura inglesa, como Malcolm Bradbury, começou a escrever o seu primeiro romance, que publicou em 1997 com o título The Virgin Blue, e que foi muito bem acolhido pela crítica.
Enquanto esperava o nascimento do seu primeiro filho, Tracy Chevalier dedicou-se à produção do seu segundo romance, Girl With A Pearl Earring, que apareceu em 1999. A obra recria a vida do pintor holandês do século XVII Vermeer e a sua relação com o modelo do seu quadro que tem o mesmo título do romance de Chevalier. Com apenas dezasseis anos de idade, Griet torna-se criada na casa onde vive o pintor, estabelecendo com ele uma cumplicidade que gera o desejo dos outros homens e a inveja das outras mulheres.
No ano de 2001 surgiu Falling Angels, romance que retratava as andanças de duas famílias inglesas vivendo na Londres da época eduardiana, confirmando assim, não só a sua grande admiração pela História, como a sua reputação como romancista.
Como referenciar: Tracy Chevalier in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-23 19:32:47]. Disponível na Internet: