Tratado de Versalhes (1783)

Tratado assinado entre a França e a Inglaterra no dia 3 de setembro de 1783 e que pôs fim à guerra da independência dos Estados Unidos da América.

Após um ano de negociações, o tratado foi firmado e a Inglaterra consagrou o reconhecimento da independência americana e o direito de os estados colonizarem os territórios situados a ocidente do Mississipi.
Com este acordo, os Estados Unidos da América tornam-se o primeiro estado americano independente depois da chegada dos europeus ao "Novo Mundo".

Os obstáculos que, depois daquele tratado, o novo estado continuou a enfrentar não diminuíram a sua importância crucial.

Foram diversos os pensadores políticos que salientaram a importância da América do Norte para o equilíbrio europeu, quando ela surgiu no Atlântico como novo estado independente e cuja constituição apontava para instituições de carácter liberal.


Como referenciar: Tratado de Versalhes (1783) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-23 04:37:06]. Disponível na Internet: