triatlo

O triatlo é uma competição atlética de endurance composta por três desportos distintos: natação, ciclismo e corrida. Estas atividades têm de ser cumpridas num único dia e as distâncias a percorrer pelos atletas são, oficialmente, 1,5 km para a natação, 40 km para o ciclismo e 10 km para a corrida a pé. No entanto, consoante o grau de dificuldade das provas as distâncias podem variar. Assim, no mais famoso de todos os triatlos, o Campeonato Mundial Ironman, que tem lugar anualmente no Hawai, as distâncias são bem maiores: 3,8 km para a natação, 179 km para o ciclismo e 42,195 km para a corrida. No triatlo, o cronómetro nunca para de contar, nem mesmo nos momentos de transição entre as três modalidades que têm de ser cumpridas sempre por esta ordem: natação, ciclismo e corrida. Os atletas têm de estar bem treinados e de saber manter o ritmo ao longo das três tarefas, para as quais é igualmente necessária muita resistência. O elevado grau de dificuldade do triatlo leva a que os objetivos principais de muitos participantes sejam, apenas, terminar a prova e melhorar tempos obtidos anteriormente.
A primeira prova de triatlo teve lugar em 1974, San Diego, nos Estados Unidos da América, por iniciativa de um norte-americano, amante da boa forma e do desporto, que pretendia juntar numa só prova as disciplinas de natação e corrida. Ao contar a sua ideia a um amigo, este propôs-lhe que acrescentasse ainda o ciclismo. No entanto, oficialmente, a modalidade só nasceu quatro anos depois. Assim, a primeira prova oficial de triatlo foi o agora tradicional Ironman (composto por três disciplinas: natação, ciclismo e corrida), que teve a sua edição inaugural em 1978, no Hawai. A prova é tão popular que a grande quantidade de atletas inscritos obriga a uma pré-qualificação. Já na prova, os melhores atletas demoram cerca de oito horas a cumprir as três disciplinas. O Ironman inclui também no programa provas específicas para crianças e jovens, com distâncias adequadas à suas idades. O triatlo, que no calendário anual inclui provas um pouco por todo o Mundo, é por norma aberto a homens e mulheres. Na edição dos Jogos de Sydney, no ano 2000, o triatlo fez pela primeira vez parte do programa olímpico. A prova feminina foi ganha pela suíça Brigitte McMahon, cronometrada com o tempo de 2 horas, 40 segundos e 52 centésimos, enquanto no setor masculino venceu o canadiano Simon Whitfield, com 1 hora, 48 minutos e 24 segundos e 02 centésimos. Em 2004, realizou-se no Funchal, na ilha da Madeira, o Campeonato do Mundo de Triatlo.
Como referenciar: triatlo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 11:26:27]. Disponível na Internet: