tribuno

Houve na Roma antiga diversos tipos de tribunos: o tribunus celerum, que durante a monarquia era o chefe do corpo de cavalaria; o tribunus aerarii, que, no seio de cada uma das tribos, se encarregava da gestão financeira e recrutava os soldados; o tribunus militum, oficial que estava no comando de mil homens; o tribuno dos soldados e o tribuno da plebe (tribunus plebis).
Os tribunos dos soldados eram eleitos anualmente pela Assembleia do Povo em número de vinte e quatro e com idades entre os vinte e cinco anos e os vinte e nove. Estes tribunos seriam tribunos militares, servindo nas legiões consulares como comandantes, correspondendo a cada legião seis tribunos.
O cargo de tribuno da plebe surgiu após a primeira secessão ou separatismo de um conjunto de plebeus, que no ano 494 a. C. abandonou a comunidade em que vivia e foi-se fixar na colina do Aventino, criando instituições próprias e à margem do Estado. Esta foi a forma encontrada para dar peso à exigência de serem criados postos, no aparelho do Estado, para serem ocupados por funcionários encarregues de zelar pelos interesses da plebe. Foi assim que se instituíram os cargos de tribuni plebis ou tribunos da plebe. Os tribunos da plebe eram eleitos anualmente pela Assembleia da Plebe. Integraram o Senado a partir da divulgação da Lex Atinia, por volta de 149 a. C., detendo o direito de veto, e na altura da sua eleição juravam a defesa da Ordem dos Plebeus. Apenas um ditador podia ignorar o veto oposto por um tribuno da plebe, tendo este poderes para declarar pena de morte, convocar reuniões de debate e promulgar plebiscitos. Houve mesmo membros de famílias patrícias que se fizeram adotar por plebeus para poderem ascender a este cargo, apetecido devido ao poder que o detentor possuía. O tribunato integrou, a partir de determinada altura, o cursus honorum, e com a chegada do Império as funções de tribuno foram tomadas pelo imperador.
Como referenciar: tribuno in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 20:32:20]. Disponível na Internet: