Artigos de apoio

Triunvirato

Houve dois triunviratos, no século I a. C., que foram fatores importantes para a posterior constituição do Império Romano.
O primeiro triunvirato foi constituído por Pompeu, Júlio César e Crasso (60 a. C. - 53 a. C.). Não foi formalmente criado, resultou antes de um acordo entre os três líderes políticos. Esta parceria terminou com a morte de Crasso e de Pompeu.
O segundo triunvirato (43 a. C. - 31 a. C.) foi constituído por Marco António, Lépido e Octávio (o futuro imperador Augusto César). Os três homens, que detinham então absoluta autoridade, dividiram entre si o governo do império, ficando cada um com responsabilidades sobre uma determinada parcela do território. A aliança foi desfeita com a queda de Lépido, primeiro, em 36 a. C., e de Marco António após a sua derrota, em 31 a. C., em Actium. Na sequência desta batalha, todo o poder passou para as mãos de Augusto, que se viria a tornar o primeiro imperador de Roma.
<
Como referenciar: Triunvirato in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-06-23 05:39:35]. Disponível na Internet: