Tupac Shakur

Cantor rap norte-americano nascido Lesane Parish Crooks a 16 de junho de 1971, em Brooklyn, Nova Iorque. Enquanto criança, a sua mãe alterou o seu nome para Tupac Amaru Shakur: os dois primeiros nomes, em linguagem inca, significam "Serpente Brilhante" e Shakur significa "Agradecido a Deus" em árabe. Desde a sua infância escrevia poesia e canções de amor, alimentando a ambição de ser ator, para poder sair do mundo em que vivia, o Bronx. A sua mãe levou-o para um grupo de teatro, onde conseguiu o seu primeiro papel. Já em Baltimore, e com 15 anos, conheceu o rap. Começou então a escrever letras e a comportar-se como um rapper de rua, fazendo toda a gente crer que era "um duro".
Com 20 anos, e após ter cumprido uma pena na prisão, integrou a banda hip-hop Digital Underground. Quando a banda começava a ter algum sucesso, Tupac saiu e iniciou a sua carreira a solo. 1992 foi o primeiro ano do período mais produtivo da sua curta vida. Editou o seu álbum de estreia 2Pacalypse Now, que lhe abriu as portas do estrelato. Em 1993, surgiu o seu segundo álbum, Strictly For My N.I.G.G.A.Z., que ocupou as tabelas de vendas musicais em todo o mundo. A par disso, contracenou com Janet Jackson no filme Poetic Justice, de John Singleton. Mas isto não evitou, porém, o surgimento de mais problemas com a justiça.
Em novembro de 1994 foi baleado na sequência de um assalto do qual foi vítima. Miraculosamente, conseguiu recuperar e editou os seus dois trabalhos artísticos mais impressionantes: Me Against the World (1995), que vendeu dois milhões de cópias, e All Eyes on Me (1995), um álbum duplo que vendeu mais de seis milhões de cópias.
Quando a sua carreira começava a tomar o rumo do sucesso, Tupac foi novamente baleado depois de ter assistido a um combate de Mike Tyson, falecendo a 13 de setembro de 1996.
Postumamente, a sua editora editou o álbum The Don Killuminati, sob o pseudónimo de Makaveli.
Como referenciar: Tupac Shakur in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-26 05:16:38]. Disponível na Internet: