turismo em espaço rural

O Turismo em Espaço Rural não se integra nas modalidades convencionais de turismo. Possui características muito particulares e tem como principais objetivos: oferecer ao utente a possibilidade de reviver práticas, valores, tradições culturais e gastronómicas típicas das sociedades rurais e ainda possibilitar ao turista uma hospedagem e acolhimento personalizados.

O turismo em espaço rural, quando bem organizado, pode constituir uma atividade promissora, favorecendo o crescimento e as economias locais. Pode contribuir para atenuar os desequilíbrios regionais implementando melhorias na utilização dos recursos locais.
Em termos macroeconómicos, é também muito atrativo, na medida em que pode aumentar o produto interno bruto de um país.

É assim uma das atividades mais bem colocadas para assegurar a revitalização do tecido económico rural, sendo tanto mais forte quanto melhor integrar os recursos locais, a sua história, tradições e cultura da região.

É um fator de diversidade das atividades agrícolas e de pluriatividade, já que traz como consequência a dinamização do artesanato e a produção e venda de produtos tradicionais (sejam eles alimentares certificados, de transporte, de animação, etc.).

É, no entanto, imprescindível que a sua dinamização e desenvolvimento se façam de forma harmoniosa e sustentada. Deve respeitar a diversidade regional e as características locais, bem como os requisitos de qualidade e comodidade exigidos pela clientela que procura esta modalidade turística.
Como referenciar: turismo em espaço rural in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 11:18:01]. Disponível na Internet: