Tuvalu

Geografia
País da Oceânia. Constituído por nove pequenas ilhas de coral situadas no Pacífico a nordeste da Austrália, de onde dista 4000 quilómetros, tem uma área de 26 km2. A capital é Funafuti, com uma população de cerca de 4500 habitantes (2005).

Clima O clima é tropical húmido.

Economia
Os recursos do país são modestos. A vegetação natural dos atóis é constituída por coqueiros, árvore-do-pão e pandanos. O coqueiro fornece o principal produto agrícola de exportação, a copra e a concessão de licenças de pesca permite obter algumas divisas. São também obtidas receitas de exportação com a venda de selos de correio a filatelistas. Os principais parceiros comerciais de Tuvalu são as Fiji, a África do Sul, a Austrália e a Colômbia.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono não foi atribuído.

População
Tuvalu tem 11 810 habitantes (2006), metade dos quais vivem no campo. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 22,18%o e 7,11%o. A esperança média de vida é de 68,32 anos. Nem o valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) nem o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) foram atribuídos (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 15 800 habitantes. Os tuvaluanos representam 91% da população e os mestiços polinésios-micronésios correspondem a 7%. A Igreja de Tuvalu (congregacionista) é a religião mais representativa, representando 85% da população.

História
Este Estado, anteriormente apelidado ilhas Ellice, nasceu da vontade dos seus habitantes em se separarem das ilhas Gilbert (hoje, Kiribati), com as quais formaram um protetorado (1892) e uma colónia britânica (1915). A separação foi obtida através de referendo em 1975. O acesso à independência, com o nome de Tuvalu, aconteceu em 1978, altura em que se tornou membro da Commonwealth. O sistema de governo assenta numa monarquia constitucional em que o chefe de Estado é a rainha de Inglaterra, Isabel II, que se faz representar no território por um governador geral.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos utilizaram as ilhas como bases aéreas e navais.
Como referenciar: Tuvalu in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 15:10:02]. Disponível na Internet: