U Thant

Diplomata e governante birmanês, U Thant nasceu a 22 de janeiro de 1909, em Pantanaw, na Birmânia.
U Thant estudou na Escola Superior de Pantanaw e na Universidade de Rangoon. Após concluir os estudos ficou colocado como professor na Escola Superior de Pantanaw. Posteriormente, mas antes da Segunda Guerra Mundial, desempenhou vários cargos nacionais no setor da educação e foi, em simultâneo, jornalista freelancer.
Em 1942, foi durante alguns meses secretário do Comité de Reorganização Educativa da Birmânia, mas, no ano seguinte, voltou à direção de cargos na educação a nível nacional.
Em 1947, foi nomeado diretor de imprensa do governo birmanês e, no ano seguinte, diretor de radiodifusão. Em 1949 foi designado secretário do Governo no Ministério da Informação.
Quatro anos mais tarde, tornou-se secretário de projetos do gabinete do primeiro-ministro e, dois anos depois, passou também a ter poderes como Secretário Executivo dos Quadros Económicos e Sociais da Birmânia.
A partir de 1957, U Thant foi o representante permanente da Birmânia nas Nações Unidas através do cargo de embaixador, que ostentou até 1961. Durante esse período, liderou as delegações do seu país nas assembleias-gerais da ONU e, em 1959, foi mesmo um dos vice-presidentes da 14.ª Assembleia-geral. Em 1961, presidiu à Comissão da Conciliação do Congo e ao fundo para desenvolvimentos de capitais da ONU. Paralelamente, ia sendo conselheiro dos primeiros-ministros da Birmânia.
Com a morte do secretário-geral da ONU, Dag Hammarskjold, num acidente de aviação em setembro de 1961, U Thant foi o escolhido para o substituir. Começou funções práticas a 3 de novembro de 1961, após recomendação do Conselho de Segurança da ONU, mas só foi oficialmente nomeado secretário-geral das Nações Unidas a 30 de novembro de 1962. O seu mandato terminou a 3 de novembro de 1966, mas foi renomeado pela assembleia-geral a 2 de dezembro de 1966. Manteve-se como secretário-geral da ONU até 31 de dezembro de 1971. U Thant retirou-se então da vida diplomática e viria a morrer a 25 de novembro de 1974 após prolongada doença.
Como referenciar: Porto Editora – U Thant na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-16 18:00:13]. Disponível em