Ulan Bator


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da Mongólia, Ulan Bator localiza-se no Centro-Leste do país, a cerca de 1350 metros de altitude. É a capital mais fria do mundo, com uma temperatura média anual de - 1,3 ºC. Apesar de normalmente ter invernos muito secos, pode ser atingida por violentas tempestades de neve, com temperaturas que atingem facilmente os 30º negativos nos meses mais frios. Possui cerca de 850 000 habitantes (2006).

História e Monumentos A cidade foi fundada em 1639, com o nome de Urga, no local do lago Shireet Tsagaan nuur, a cerca de 400 km da presente localização. Mudou diversas vezes de lugar, atingindo a presente localização apenas em 1778. Era a cidade santa dos mongóis, morada do "Buda vivo", que residia num palácio na parte sul da cidade. Prosperou na década de 60 do século XIX como centro de comércio na rota do chá entre a Rússia e a China. Em 1911, tornou-se independente da China, mas foi de novo invadida em 1918. Em 1921, foi invadida pelos russos e em 1924 ficou com o atual nome (que significa "herói vermelho"). Muitos dos seus monumentos mais antigos foram destruídos e substituídos por apartamentos de tipo soviético. Entre os seus monumentos de maior destaque, merecem especial referência o Parlamento e a Ópera.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
O nome da cidade é uma homenagem ao herói nacional Damdin Sukhbaatar, cuja estátua permanece a adornar a praça central da cidade, uma zona marcada pela arquitetura soviética dos anos 40 e 50 do século XX. O Mosteiro do Lama Choijin é um dos poucos monumentos datados do período anterior a 1920. Entres os outros pontos importantes, merecem destaque o Museu de História Natural, o Mosteiro Gandantegchinlen Khiid, o Palácio de inverno de Bogd Khan e o Memorial Zaisan, dedicado aos soldados russos mortos durante a Segunda Guerra Mundial. O turismo tem vindo a crescer de forma assinalável, pelo que têm aumentado também as respetivas infraestruturas.


Economia
Centro administrativo, cultural e económico do país, Ulan Bator produz essencialmente têxteis, produtos alimentares e couro, tendo também uma crescente atividade comercial. O turismo é outra área em ascensão. É servida pelo aeroporto internacional de Genghis Khan.
Como referenciar: Ulan Bator in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 03:03:40]. Disponível na Internet: