Um Homem Para a Eternidade

Filme dramático britânico realizado em 1966 por Fred Zinnemann, A Man For All Seasons foi interpretado por Paul Scofield, Wendy Hiller, Leo McKern, Robert Shaw e Orson Welles, entre outros. O argumento foi escrito por Robert Bolt e Constance Willis, baseando-se na peça teatral de Robert Bolt. Narra a história de Sir Thomas More (Paul Scofield), um católico inglês que se rebelou contra o rei Henrique VIII, quando este se auto-proclamou chefe da Igreja de Inglaterra. Henrique VIII (Robert Shaw) pretendia divorciar-se para se casar novamente e gerar descendência masculina. Contudo, o Papa não confere a anulação do casamento, o que origina que Henrique VIII se proclame líder espiritual da nova Igreja de Inglaterra. O rei exige a anuência de More, mas este encontra-se dividido entre a lealdade ao monarca e a preocupação com a imortalidade da sua alma.
Venceu seis Óscares - Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator Principal (Paul Scofield), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Guarda-Roupa -, tendo sido ainda nomeado para mais dois: Melhor Ator Secundário (Robert Shaw) e Atriz Secundária (Wendy Hiller).
Como referenciar: Um Homem Para a Eternidade in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 08:35:04]. Disponível na Internet: