Umberto Agnelli

Empresário italiano Umberto Agnelli nasceu a 1 de novembro de 1934, em Lausanne, na Suíça, sendo o último dos sete filhos de Edoardo Agnelli e Virgínia Bourbon del Monte, e faleceu a 28 de maio de 2004, na sua casa em Turim, na Itália. A família Agnelli fundou e é proprietária do Grupo Fiat, o maior império empresarial privado de Itália que teve origem nos automóveis com o mesmo nome.
Muito cedo, Umberto perdeu os pais e foi criado pelo irmão Gianni Agnelli, que viria ser o lendário líder do grupo FIAT.
Licenciou-se em Direito e ficou conhecido por "Doutor", para se distinguir do irmão, a quem chamavam "O Advogado". Aos 22 anos Umberto Agnelli assumiu a presidência do clube de futebol Juventus, também propriedade da família.
Em junho de 1959 casou com Antonella Bechi Piaggio, descendente da família que inventou as scooters Vespa.
Em 1962 Umberto entrou para o Grupo Fiat como presidente da SAI e, três anos mais tarde, dirigiu a Fiat France com bastante sucesso, tendo ganho por isso a Legião de Ouro.
Na década de 70 foi Administrador-delegado da Fiat e, durante este período, mais precisamente de 1976 e 1979, foi ainda senador da República Italiana.
Na década de 80 foi chefe-executivo da Fiat Auto, mas abdicou em 1993 para se concentrar nas finanças das companhias da família, IFI e IFIL, as principais detentoras da holding Fiat.
Em 1997 perdeu um dos seus três filhos, o mais velho, Giovanni Alberto Agnelli, que se previa fosse o futuro presidente do Grupo FIAT. Giovanni morreu vítima de um cancro com 33 anos.
A 24 de fevereiro de 2003, assumiu a presidência do Grupo Fiat, que controla também alguns jornais italianos assim como o clube de futebol Juventus. Substituiu assim o seu irmão Gianni Agnelli, após a morte deste, e tentou reequilibrar as contas do grupo, à época em grave crise financeira. Foi nesta altura que lançou os novos Fiat Panda, Idea e Ypsilon, carros que conheceram bastante sucesso.
Manteve estes cargos até morrer, vitimado por um cancro.
Como referenciar: Umberto Agnelli in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 08:52:02]. Disponível na Internet: