unidades de radiação

As unidades de radiação são unidades de medida usadas para exprimir a atividade de um radionuclídeo e a dose de radiação ionizante.
As unidades do Sistema Internacional de unidades (SI) são o becquerel, o gray e o sievert.
O becquerel, cujo símbolo é Bq, é a unidade SI de atividade e define-se como sendo a atividade de um radionuclídeo decaindo à taxa, em média, de uma transição nuclear espontânea por segundo. Deste modo, 1 Bq = 1 s-1. A unidade anterior, não do SI, o curie (Ci), equivale a 3,7x1010 Bq. O curie foi originalmente escolhido para aproximar a atividade de 1 grama de rádio-226. O gray, cujo símbolo é Gy, é a unidade SI de dose absorvida e define-se como a dose absorvida quando a energia por unidade de massa comunicada à matéria por radiação de ionização é 1 joule por quilograma. A unidade anterior, não do SI, o rad (rd), é igual a 10-2 Gy.
O sievert, cujo símbolo é Sv, é a unidade SI de dose equivalente e pode ser definida como a dose equivalente quando a dose absorvida da radiação de ionização multiplicada pelos fatores estipulados adimensionais é 1 Joule por quilograma.
Uma vez que diferentes tipos de radiação provocam diferentes efeitos nos tecidos biológicos, usa-se uma dose absorvida pesada, denominada dose equivalente.
A unidade anterior, não do SI, o rem, equivale a 10-2 Sv.
Nas unidades SI, a exposição a uma radiação de ionização exprime-se em coulomb por quilograma (C/kg). A unidade anterior, não do SI, o Roentgen (R), é igual a 2,58x10-4 C/kg.

Como referenciar: unidades de radiação in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-20 09:22:34]. Disponível na Internet: