Urbe

Palavra de origem etrusca, Urbs passou a designar a cidade de Roma intramuros por excelência, uma vez que era a capital do mundo romano conquistado. Em termos gerais, a urbe indicava uma zona de habitação, enquanto que a civitas era constituída por um conjunto de cidadãos pertencentes a diversos estratos da sociedade e ager designava o campo. A civitas etrusca integrava usualmente uma liga mais ou menos independente, compreendendo a sua fundação uma série de cerimoniais que perdurariam na civilização romana. A civitas derivava de um conjunto de núcleos mais pequenos, como as estruturas familiares, as fratrias e as tribus constituídas por pessoas com idêntico culto aos antepassados e ao lar. Neste contexto, a urbe era o local onde estava o fogo sagrado da civitas, o mais importante e onde se realizavam os conciliábulos e tomavam as mais relevantes decisões. Considerando o termo urbe na sua generalidade, vemos que a cidade tentava na sua estrutura imitar a ordem cósmica, de tal modo que a inovação romana foi a preocupação com a simetria. A fundação de cada cidade compreendia diversas cerimónias, sendo feitos os alicerces do templo do deus patrono orientados conforme os eixos, assim como uma abertura no centro onde se realizavam os sacrifícios. Houve também uma preocupação em localizar as cidades em sítios com boa exposição solar, salubres, relevo adequado, facilidade de abastecimento e clima favorável.
O fórum tornou-se o coração da cidade por excelência, podendo multiplicar-se, como aconteceu em Roma, e sendo o local onde se manifestava toda a pompa e riqueza da cidade, uma vez que era o centro cívico, político e religioso.
Sendo a urbe um organismo complexo, tornaram-se necessárias regras como as incluídas na Lex Iulia Municipalis, onde se regulavam o comportamento e o asseio dos habitantes, assim como a defesa da cidade e a atividade dos serviços públicos.
Como referenciar: Urbe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 13:01:54]. Disponível na Internet: