uréter

O sistema urinário é constituído por dois órgãos responsáveis pela produção da urina, os rins, e um conjunto de estruturas responsáveis pelo armazenamento (bexiga) e condução da urina até ao exterior do corpo.
Os rins existem em número par, estando situados um de cada lado da coluna vertebral, na zona posterior do abdómen. No seu interior, existem milhares de nefrónios, as unidades estruturais responsáveis pela filtragem do sangue e pela síntese da urina. Na zona da medula renal situam-se as pirâmides renais, que libertam a urina recém-formada para os cálices renais menores e destes para os maiores, que se abrem na zona central do rim, formando uma câmara, onde se concentra a urina dos vários nefrónios: a pelve renal. A pelve sofre um afunilamento em direção ao exterior do rim, originando uma estrutura tubular, o uréter, que sai para fora deste ao nível do hilo, uma abertura na zona mediana. Através do hilo passam também vasos linfáticos, estruturas nervosas, a artéria e a veia renal, formando um conjunto designado de pedículo renal.
O uréter tem uma função de condução, transportando a urina desde o rim (existe um para cada uma destas estruturas) até ao local onde será armazenada até que seja possível ou necessária a micção, a bexiga. Este órgão é uma estrutura em forma de saco, com fortes paredes musculares, altamente elásticas, podendo albergar até cerca de 800 ml de urina. O uréter apresenta um comprimento de cerca de 25 cm, descendo desde a pelve renal até à zona inferior do abdómen, onde penetra e se abre na bexiga, ao nível do óstio uretral.
Em termos de estrutura, o uréter é revestido internamente por um epitélio de transição, abaixo do qual se pode encontrar uma camada de tecido conjuntivo fibroelástico. A parede do uréter é formada por musculatura lisa, disposta em duas camadas, uma mais interna longitudinal e uma externa circular, surgindo, na zona proximal à bexiga, ainda uma terceira camada, longitudinal externa. A envolver externamente o uréter encontra-se outra camada fibroelástica.

Como referenciar: uréter in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-10-22 03:28:55]. Disponível na Internet: