Ute Lemper

Cantora alemã, nascida em Münster, a 4 de julho de 1963. Aos nove anos começou a ter lições de piano e dança, acabando por entrar no Seminário Max Reinhart de Viena, completando depois os seus estudos musicais em Colónia, Salzburgo e Berlim.
No ano de 1983, Lemper participou na produção austríaca do musical "Cats", de Andrew Lloyd Webber, e, em 1985, seguiu-se nova participação no musical "Peter Pan".
Em 1986, foi em digressão pela Europa com o espetáculo "Cabaret", que lhe valeu mesmo um prémio Molière pela sua interpretação no teatro Mogador de Paris. Ute Lemper iniciou nova tournée, desta feita com um espetáculo de homenagem à vida e obra do compositor alemão Kurt Weill (uma referência para a artista), à qual se seguiram várias participações no cinema, em filmes de Peter Greenaway (Prospero's Books) e de Robert Altman (Ready to Wear).
Como cantora, começou por editar Crimes of the Heart, em 1991, um álbum de sonoridade eminentemente pop. Seguiram-se os dois volumes de um disco de homenagem a Kurt Weill, entre 1992 e 1993, colaborando, entretanto, com o compositor Michael Nyman.
Em 1998, a cantora voltou aos musicais com uma participação na produção "Chicago" do West End (que viria a passar também por Portugal, embora já sem Ute Lemper).
Em 2000, a alemã editou The Punishing Kiss, um álbum que contou com composições de Philip Glass, Tom Waits, Nick Cave e Elvis Costello, e com a interpretação de Neil Hannon dos Divine Comedy. No outono de 2002, Ute editou But One Day, que inclui composições de Kurt Weill, Hans Eisler, Jacques Brel e Astor Piazzolla.
Como referenciar: Ute Lemper in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 05:45:48]. Disponível na Internet: