V. S. Naipaul

Escritor, Vidiadhar Surajprasad Naipaul nasceu em 1932 em Trindade e Tobago, e faleceu a 11 de agosto de 2018 em Londres, Inglaterra. Descendente de uma família indiana e filho de um jornalista e escritor, mudou-se para Inglaterra aos dezoito anos para estudar em Oxford como bolseiro. A partir dessa altura decidiu fixar residência em Inglaterra, embora passasse uma grande parte do tempo a viajar.

Fizeram parte da sua vida diferentes culturas, umas mais presentes do que outras, pelo que não se sentiu inteiramente ligado a nenhuma delas - quer às suas raízes hindus, quer ao seu país de origem, quer aos valores e tradições do país onde habitou por muitos anos. Uma das razões por que é conhecido como um autor cosmopolita.
Trabalhou durante dois anos como jornalista free-lance para a BBC, mas dedicou a maior parte do seu tempo à atividade de escritor. Foi autor de contos, de novelas e de ensaios. O seu primeiro trabalho intitula-se The Mystic Masseur (1957), mas foi com A House for Mr. Biswas (publicado em 1961 e traduzido para português em 1989, com o título Uma casa para Mr. Biswas) que alcançou o sucesso.

As suas obras refletem vivências que presenciou durante as suas viagens, diferentes culturas e modos de vida de cada povo, as suas próprias experiências como cidadão do mundo, juntando a tudo isto uma profunda análise e reflexão sobre os países de terceiro mundo e em desenvolvimento. A Bend in the River (publicado em 1979 e traduzido para português em 1990, com o título Curva do Rio), o ensaio Among the Believers: An Islamic Journey (1981), Homeless by Choice (1992) e Beyond Belief (1998) são alguns exemplos da sua vasta obra.

Foram-lhe atribuídos vários prémios, entre os quais se destacam o Booker Prize em 1971 e o prémio Nobel da Literatura em 2001. Recebeu o título de Sir em 1989.

Como referenciar: V. S. Naipaul in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 22:38:17]. Disponível na Internet: