Vaduz

Aspetos Geográficos
Capital e cidade do Liechtenstein, Vaduz localiza-se na parte oeste do país, nas margens do rio Reno. Fica também muito próxima das fronteiras com a Suíça e a Áustria, a cerca de 80 km da cidade suíça de Zurique. Atinge uma altitude de quase 450 metros, a sua temperatura média anual é 10,3 ºC e a precipitação média anual de 950 mm. Possui cerca de 34 500 habitantes (2008).
História e Monumentos
A localidade terá sido fundada no século XIII pelos condes de Werderberg. A primeira menção ao seu castelo, o monumento mais emblemático, remonta a 1322, tendo sido saqueado pelos suíços em 1499. O imperador Rudolfo II conferiu à cidade o direito de possuir um mercado em 1592. Em 1712, o príncipe do Liechtenstein adquiriu o seu território e, em 1719, o imperador Karl VI juntou-o à outra parte do país, formando o principado do Liechtenstein, que ficou com Vaduz como capital. A partir de 1938, o Castelo de Vaduz tornou-se a residência permanente dos príncipes do Liechtenstein. A pequena povoação anteriormente conhecida pelo seu vinho tornou-se então uma capital ativa.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Vaduz é sede do parlamento nacional (conhecido como Diet) e a sua catedral é a sede do arcebispado católico, a religião dominante. Mas nem sequer é a maior cidade do país. Possui algumas importantes coleções de arte, um museu postal e uma dinâmica indústria turística. No centro da cidade existe, desde o ano 2000, o Museu de Arte do Liechtenstein e diversas lojas. Há diversos eventos ao longo do ano na cidade, destacando-se o Cinema ao Ar Livre (no Estádio de Rheinpark), e o Mercado de Natal. Tem também uma equipa de futebol - o FC Vaduz - que joga na liga profissional suíça, à semelhança de outras equipas do país.

Economia
Centro administrativo, cultural e económico do país, a cidade tornou-se também um centro financeiro internacional graças à sua legislação fiscal. O comércio e a indústria turística são outras atividades de relevo.
Como referenciar: Porto Editora – Vaduz na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-19 10:13:17]. Disponível em