Valência

Cidade e capital da província espanhola de Valência. Localiza-se junto ao mar Mediterrâneo, possuindo uma extensão de 30 km de norte para sul e cerca de 7 km de este para oeste. A cidade está a uma altitude de 13 m, no centro da planície denominada por "Horta", que é percorrida pelo rio Turia. É influenciada pelo clima temperado mediterrâneo, com invernos suaves e verões quentes, chuva escassa e irregular. A sua superfície total é de 135 km2 e a sua população de cerca de 742 300 habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do país.
Esta cidade, de origem romana, só se desenvolveu com a ocupação árabe no ano de 718. Os muçulmanos construíram uma nova muralha e intensificaram o regadio na região. Em 1238, o rei da Coroa de Aragão conquista a cidade, desenvolvendo-se as áreas comerciais, artesanais e a mouraria. Em 1356, são construídas novas muralhas, ampliando a superfície da cidade. No século XV, atinge o seu máximo esplendor com a atividade comercial e financeira, possibilitando um importante desenvolvimento urbanístico. Surgem conventos, hospitais e jardins, dentro e fora da muralha. Nesta altura, foi construída em estilo gótico e dentro do recinto amuralhado La Lonja. Mais tarde são construídos nos arredores o mercado central, o mercado de Cólon e a Estação do Norte que constituíram a zona residencial da burguesia. Já no século XX são abertas amplas avenidas como a Gran Via de Fernando, o Católico, o Passeio do Mar e nesta altura surge também a zona residencial universitária.
O crescimento económico e demográfico resultantes dos movimentos migratórios estabelecidos no interior da província fez com que a cidade se expandisse, absorvendo pequenos núcleos de população, gerando distritos ocupados pelas classes média e operária.
Atualmente, a atividade agrícola baseada na cultura de citrinos e arroz deu lugar à atividade industrial ligeira do ramo naval, automóvel e das novas tecnologias. A indústria tradicional de cerâmica e a pesca ainda ocupam um lugar importante na economia valenciana. A cidade constitui-se como um dos portos mais importantes do Mediterrâneo.
Como referenciar: Valência in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-02-25 16:47:16]. Disponível na Internet: