Valpaços

Aspetos Geográficos
O concelho de Valpaços, do distrito de Vila Real, localiza-se na Região Norte (NUT II), no Alto Trás-os-Montes (NUT III), a leste da serra da Padrela, entre os rios Torto e Caldo. É limitado a sul e a sudoeste pelos concelhos de Murça e Vila Pouca de Aguiar, a este e sudeste pelo concelho de Mirandela (distrito de Bragança), a nordeste pelo concelho de Vinhais (distrito de Bragança) e a norte, noroeste e oeste pelo concelho de Chaves.
O concelho de Valpaços ocupa uma área de 548,8 km2, na qual se distribuem 31 freguesias: Água Revés e Crastro, Alvarelhos, Argeriz, Barreiros, Bouçoais, Canaveses, Carrazedo de Montenegro, Curros, Ervões, Fiães, Fornos do Pinhal, Friões, Lebução, Nozelos, Padrela e Tazém, Poçacos, Rio Torto, Sanfins, Santa Maria de Émeres, Santa Valha, Santiago da Ribeira de Alhariz, S. João de Corveira, S. Pedro de Veiga do Lila, Serapicos, Sonim, Tinhela, Vales, Valpaços, Vassal, Veiga do Lila e Vilarandelo. Em 2005, o concelho apresentava 19 203 habitantes.
O natural ou habitante de Valpaços denomina-se valpacense.
A altitude média do concelho é de 600 metros, sendo a mais baixa de 329 metros, próximo de rio Torto, e a mais alta de 1146 metros, na serra da Padrela. A 496 metros de altitude situa-se a cidade de Valpaços.

História e Monumentos
A nível arquitetónico destaca-se neste concelho: a ponte romana do arquinho sobre o rio Rabaçal; as pontes medievais de Vale de Casas e de Valtelhas; a Capela de S. Caetano em Água Revés; as igrejas matrizes de Fiães, Friões, Valpaços, Santa Valha, Poçacos, Vilarandelo, Lebução e Carrazedo de Montenegro; o Santuário de Nossa Senhora da Saúde (panorama); o Solar dos Morgados Pimentéis, em rio Torto; e o Solar e Capela dos Morgados Pinto Leite, em Valpaços.

Tradições, Lendas e Curiosidades
No concelho de Valpaços, realizam-se as festas, de Nossa Senhora das Neves, 5 de agosto, em Poçacos; a de Santa Bárbara, segundo domingo de agosto, em Carrazedo de Montenegro; o Senhor dos Aflitos, em setembro, em Sonim; o Senhor dos Milagres, 14 de setembro, em Vilarandelo; e a Nossa Senhora da Saúde, no primeiro domingo de setembro.
O feriado municipal ocorre a 6 de novembro.
A nível de artesanato destaca-se a ferraria, a latoaria, a cestaria, a alfaiataria e os bordados.

Economia
A agricultura é uma das principais atividades económicas do concelho. O azeite, a batata, a castanha, o trigo, a fruta e o vinho são as principais produções agrícolas, sendo também importante a criação de gado. Mais de metade da sua população ativa está inserida no setor primário.
É a atividade agrícola que, direta ou indiretamente, através da transformação industrial, mais tem contribuído para a economia do concelho.
O turismo também é outra atividade económica importante neste concelho, começando a desenvolver-se o turismo rural de habitação, muito associado à caça e à pesca.
Como referenciar: Valpaços in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-26 10:33:06]. Disponível na Internet: