Van't Hoff

Físico e químico holandês, Jacobus H. Van't Hoff nasceu a 30 de agosto de 1852, em Roterdão, na Holanda, e morreu a 1 de março de 1911, em Berlim, na Alemanha.
Van't Hoff viveu na Alemanha, na França e na Holanda, tendo estudado em várias escolas superiores. Doutorou-se na Universidade de Utreque e foi professor na Escola Superior de Veterinária de Utreque e nas Universidades de Amsterdão e Berlim.
Foi pioneiro em vários domínios da química, nomeadamente no estudo da orientação espacial dos átomos nas moléculas no espaço (estereoquímica), com destaque para a representação do carbono tetraédrico, do equilíbrio químico, da cinética química, do equilíbrio em sistemas gasosos, das propriedades coligativas de soluções (tensão de vapor, pressão osmótica), do equilíbrio de fases e outros aspetos da termodinâmica. Formulou ainda uma teoria sobre a formação das jazidas de potassa.
Em conjunto com outros dois cientistas contemporâneos - Arrhenius e Ostwald - foi um dos principais responsáveis pela criação de um novo ramo da química: Química-Física.
Foi galardoado com o Prémio Nobel da Química em 1901, pelo trabalho que desenvolveu nos campos do equilíbrio químico e da pressão osmótica.
Como referenciar: Van't Hoff in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 01:40:18]. Disponível na Internet: