velocidade

A velocidade é uma grandeza física, de símbolo v, definida como o quociente entre o deslocamento escalar de um corpo (Dx) e o intervalo de tempo em que ocorre esse deslocamento (Dt).
Caracteriza-se por ser uma grandeza física que indica não só a rapidez do movimento, através do seu valor, como também indica a direção e o sentido do movimento.
Por este motivo, a velocidade é uma grandeza vetorial e é representada por um vetor.
Tal como a aceleração, a velocidade só fica então totalmente definida com a indicação do ponto de aplicação (no corpo), direção (a do deslocamento), sentido (o do deslocamento) e intensidade do vetor que lhe está associado.
Esta pode apresentar valores algébricos positivos ou negativos, dependendo do sentido do movimento. Um valor negativo de velocidade indica que o corpo se desloca no sentido negativo da trajetória.
Em linguagem corrente, é comum confundir o conceito de velocidade média com o conceito de rapidez média.
A rapidez média apenas informa qual a distância percorrida por um corpo num dado intervalo de tempo e nada indica no que diz respeito à direção e sentido do movimento. Por este motivo a rapidez média é uma grandeza escalar (fica completamente definida com um número e a respetiva unidade).
A unidade de velocidade no Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é o metro por segundo, cujo símbolo é m/s. No entanto no nosso dia a dia é muito comum usar-se o quilómetro por hora (km/h).
A velocidade de um carro em cada instante pode ser medida com um aparelho denominado velocímetro.
Se o velocímetro de um automóvel regista o valor de 50 km/h, isto significa que o automóvel num dado instante tem uma velocidade de 50 km/h.
A este valor chama-se velocidade instantânea e define-se como sendo o limite para que tende a velocidade média quando o intervalo de tempo tende para zero.
Como referenciar: Porto Editora – velocidade na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-17 16:12:51]. Disponível em