Vera Caslavska

Ginasta checa, Vera Caslavska nasceu a 3 de março de 1942, em Praga, na Checoslováquia. Em 1958 iniciou a sua carreira internacional de ginasta, conseguindo um 8.º lugar no Campeonato do Mundo.
Entre 1959, ano em que atingiu a sua primeira vitória, e 1968, arrebatou vinte e duas medalhas de ouro, detendo o recorde de atleta com maior número de medalhas de ouro conseguidas individualmente.
As suas exibições nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, e da cidade do México, em 1968, ficaram para a história da ginástica. Vera Caslavska foi a segunda mulher (depois da russa Larissa Latynina) a deter dois títulos olímpicos. Entretanto, a sua carreira de viria a sofrer um revés. Depois de ver a Checoslováquia ser ocupada pela União Soviética, o Partido Comunista Checo redigiu um manifesto que a ginasta apoiou publicamente. Como consequência, Vera Caslavska foi obrigada a fugir das autoridades russas. Nesse mesmo ano de 1968, a atleta teve atitudes de contestação ao regime soviético nos Jogos Olímpicos, durante uma subida ao pódio para receber uma medalha de ouro.
No final dessa competição, Caslavska retirou-se da ginástica para se dedicar à família e à escrita da sua autobiografia. O livro teve dificuldades em ser publicado por censura dos governos checo e russo.
Após deixar a atividade desportiva, Vera Caslavska viu, por diversas vezes, ser-lhe recusado o cargo de selecionadora nacional na ginástica checa, e, quando foi finalmente nomeada para o cargo, foi proibida de viajar com a equipa para o exterior.
Anos mais tarde foi convidada para treinar a seleção mexicana, cargo que ocupou durante dois anos.
Na véspera dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, Caslavska integrou a União de Ginastas Europeus.
Com a mudança de regime político na Checoslováquia, Vera Caslavska foi convidada para presidir ao Comité Olímpico Nacional em 1990.
Em 1997, a antiga atleta entrou para o Hall of Fame da Ginástica.
Como referenciar: Vera Caslavska in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 19:52:25]. Disponível na Internet: