Veritas

Companhia californiana líder de mercado no fornecimento de software de gestão, armazenamento, proteção de dados e recuperação de situações de desastre que envolvam a perda de dados.
Com mais de 5700 funcionários distribuídos por mais de 36 países e com lucros de 1,5 mil milhões de dólares americanos em 2001, a Veritas classificou-se no Top 10 mundial de companhias produtoras de software.
A Veritas Software Corporation está cotada na bolsa nacional americana, sob o símbolo VRTS associado ao índice NASDAQ, desde 1993. Fundada em 1989, a Veritas Software Corporation apostou no desenvolvimento e comercialização de produtos de grande utilidade e eficácia como chave para o seu sucesso.
Em abril de 1997 a Veritas fundiu-se com a OpenVision Technologies expandindo as suas próprias soluções de armazenamento de dados.
Em maio de 1999 a companhia estendeu a sua estratégia ao adquirir a Network and Storage Management Group então pertencente à Seagate Software. Com esta aquisição a companhia conseguiu rapidamente diversificar as suas soluções para ambientes Unix passando a desenvolver também para as plataformas Microsoft Windows NT e Novell NetWare.
Para além das fusões e aquisições, a Veritas Software Corporation é parceira estratégica dos principais líderes da indústria informática tais como a Microsoft, HP, Sun e Oracle.
A Veritas oferece soluções para os problemas mais comuns que se verificam em ambientes de negócio de grande dimensão e por conseguinte que manejam volumosas quantidades de dados. Estas soluções caracterizam-se pela sua heterogeneidade uma vez que são escaláveis a diferentes tipos de sistemas operativos ou plataformas.
As muitas aplicações desenvolvidas e comercializadas pela Veritas agrupam-se em quatro categorias principais: Storage Management (Gestão de Armazenamento), Data Protection (Proteção de dados), High Availability (Grande disponibilidade) e Disaster Recovery (Recuperação de desastres).
Para além dos produtos a Veritas ainda oferece serviços de apoio e consultoria que consistem na implementação apropriada dos seus produtos e na formação dos técnicos das empresas clientes. O objetivo dos serviços da Veritas é a maximização, por parte dos seus clientes, dos benefícios e do retorno nos seus investimentos em soluções Veritas.
Estes serviços dividem-se em três categorias: Design, Delivery e Operations, isto é, conceção e desenvolvimento do modelo apropriado; implementação das soluções; testes operativos, revisões e melhoramentos de performance.

Como referenciar: Veritas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 00:37:05]. Disponível na Internet: