vias genitais

No aparelho reprodutor feminino dos seres humanos, as vias genitais são constituídas pelas trompas de Falópio, também designadas oviductos, com 10 a 12 centímetros de comprimento. Iniciam-se por uma zona em forma de funil franjado, o pavilhão da trompa, e terminam no fundo do útero, que é um órgão muscular em forma de pera. A zona inferior cilíndrica abre na vagina. A vagina é um canal flexível que se insere no colo uterino e abre para o exterior a nível da vulva.
No aparelho reprodutor masculino dos seres humanos, as vias genitais são constituídas pelos epidídimos, que são órgãos que recobrem parcialmente os testículos, sendo contornados por canais enovelados - canais deferentes -, que são canais com cerca de quarenta centímetros. Cada um deles penetra no abdómen, atravessa a próstata e abre na uretra. A uretra é um canal que se inicia na bexiga, ao qual se ligam os canais deferentes. Atravessa o pénis, abrindo na sua extremidade.
Como referenciar: vias genitais in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 17:55:26]. Disponível na Internet: