Vibrações do Século
Volume dividido em três livros - "Sons do Universo", "Auréolas Luminosas" e "Gritos da Época" -, representativo da poesia de tendência filosófica e inspiração comtiana introduzida em Portugal por Teófilo Braga, em Visão dos Tempos e Tempestades Sonoras, publicadas em 1864.
Identificando os seus poemas com "as vibrações do século que passa", o poeta aspira a devassar "os erários/ imensos do Ideal, esplêndidos, fecundos", a descortinar "Das Cousas o Princípio, a causa, a ingenta meta" ("Contemplação"). A celebração do progresso ("O Ideal de Voltaire", "A Grande Via", "Faça-se a Luz") e da revolução ("Vox populi") decorre da evocação do processo histórico de descoberta progressiva da verdade, conducente à abolição da superstição e do fanatismo ("Os deuses abolir,/ E a Verdade nas Leis das Cousas descobrir!", do poema "A Natureza e o Homem"; "A Ciência, o fogo santo, a chama pura e intensa/ Venceu a negra cruz", do poema "Santos e Heróis").
Assim, no livro central das "Auréolas Luminosas", perfilam-se os lutadores do Ideal, numa galeria em que, entre outros, figuram Aristóteles, Arquimedes, Galileu, Gutenberg, Colombo, Descartes e Franklin. As recentes correntes científicas e filosóficas alimentam esta nova poesia positiva, aliada da ciência (veja-se "A Arte"), refletindo-se diretamente em várias composições, como "A luta", que explana a ideia da evolução natural do Homem colhida no darwinismo, ou "Os fósseis" ("Os fósseis são as letras do missal/ Que tem por folhas amplas os terrenos,/ São as letras que ensinam ao Ideal/ As novas conceções - cantos amenos/ Inspirando aos poetas da Verdade,/ Enquanto expira o som frouxo dos trenos/ Com a absurda criação da divindade").
-
ArquimedesMatemático e físico grego (c. 287 a. C.-212 a. C.), nasceu em Siracusa e foi assassinado pelos Roman...
-
Visão dos TemposLivro de poesias que inaugura o ciclo consagrado à elaboração poética de uma história filosófica da ...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
A Vaga de CalorRomance de Urbano Tavares Rodrigues publicado em 1986 e distinguido com o Prémio da Crítica do Centr
-
A Delfina do MalPoema narrativo, heterométrico, publicado em 1868, onde Tomás Ribeiro procura concretizar a "ação pr
-
A Ermida de CastrominoRomance de atualidade, da autoria de Teixeira de Vasconcelos e publicado em 1875, cuja temática abor
-
Cartas a SandraObra inacabada de Vergílio Ferreira (1916-1996), Cartas a Sandra (1996) oferece-nos algumas das mais
-
A CentopeiaRomance de 1961 que se insere na prática do nouveau roman, divulgada teoricamente pelo autor, Alfred
-
A Vitória da FrançaPoemeto de Guerra Junqueiro que celebra a proclamação da III República Francesa.
-
A Epopeia da Planície. Poemas da Terra e do SangueO principal volume de poesia de António Sardinha, publicado em 1915, contrapõe ao saudosismo dos pri