Vicky Cristina Barcelona

Filme escrito e realizado pelo norte-americano Woody Allen, em 2008. O filme conta com as interpretações de Javier Bardem, Rebecca Hall, Penélope Cruz, Scarlett Johansson, Chris Messina, Patricia Clarkson e Kevin Dunn. As filmagens tiveram lugar em Espanha, em Barcelona, Oviedo e Avilés, e a estreia ocorreu na Europa, no Festival de Cinema de Cannes.
O filme conta a história de duas amigas americanas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson), que decidem passar o verão em Barcelona. Ficam instaladas na casa de um familiar de Vicky, Judy (Patricia Clarkson) e do seu marido (Kevin Dunn). As duas amigas são muito diferentes: Vicky é tradicional, está noiva de Doug (Chris Messina) e está em Barcelona para tirar uma pós-graduação; Cristina é espontânea, aberta a novas experiências, mas não sabe o que pretende para a sua vida.
As duas amigas conhecem Juan Antonio (Javier Bardem), um artista que as convida para passarem o fim de semana com ele, em Oviedo. Vicky, contrariamente ao que imaginava, acaba por se envolver com ele, mas arrepende-se, o que a leva a aceitar casar com o noivo, em Espanha, repentinamente. Entretanto, Cristina inicia uma relação com Juan Antonio, mas surge a sua ex-mulher (Penélope Cruz) que se encontra emocionalmente instável e necessita do apoio dele. Com a convivência, os três acabam por se envolver amorosamente. O tempo passa e Cristina acaba por abandonar aquela relação e viajar para França, onde passa o resto das suas férias. No final, tudo volta ao que era no início – Juan e a ex-mulher voltam a separar-se e as duas amigas voltam à América (Vicky insatisfeita com o seu casamento tradicional e Cristina de novo sozinha, sem saber o que pretende).
O filme teve uma boa receção quer do público, quer da crítica. Recebeu o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Comédia, e o Independent Spirit Award, pelo Melhor Argumento. Penélope Cruz foi também galardoada pelo seu desempenho e ganhou, entre outros prémios, o óscar de Melhor Atriz Secundária pela Academia das Artes e Ciências, o Independent Spirit Award, o Goya Award, o Los Angeles Film Critics Association Award e o New York Film Critics Circle Award.
Como referenciar: Vicky Cristina Barcelona in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 16:42:48]. Disponível na Internet: