Victoria Principal

Atriz norte-americana, Victoria Ree Principale nasceu a 3 de janeiro de 1946 em Fukuoka, Japão. O seu pai, Victor Principale, era sargento da Força Aérea norte-americana e Victoria passou a sua infância a mudar-se de cidade em cidade, tendo vivido em Londres, Florida, Porto Rico e Massachusetts, entre outros lugares, tendo estudado em 18 escolas diferentes. Aos cinco anos, entrou num anúncio publicitário e, mais tarde, começou a fazer trabalhos de modelo. Aos 18 anos, mudou-se para Nova Iorque onde trabalhou como modelo. Estudou depois na Academia Real de Artes Dramáticas, em Londres.
Em 1971, mudou-se para Los Angeles e, no ano seguinte, estreou-se no cinema no western The Life and Times of Judge Roy Bean (O Juiz Roy Bean), realizado por John Huston e protagonizado por Paul Newman, onde interpretou o papel da amante mexicana do juiz (Paul Newman). Entrou depois na comédia The Naked Ape (1973); no filme-catástrofe Earthquake (Terramoto, 1974), de Mark Robson, com Charlton Heston e Ava Gardner; e no filme de aventuras Vigilante Force (1976). Continuou a participar em filmes menores e em papéis pequenos que a desiludiram, decidindo afastar-se da representação durante uns anos, período em que trabalhou como agente. Em 1977, Aaron Spelling ofereceu-lhe um papel na famosa série Fantasy Island, e Victoria voltou a representar. No ano seguinte, conseguiu o papel da sua vida: Pamela Ewing, na série de sucesso Dallas, que a tornou reconhecida internacionalmente. Participou na série durante nove anos, após o que decidiu criar a sua própria companhia de produção, a Victoria Principal Productions.
Protagonizou depois alguns telefilmes como Not Just Another Affair (Forte Promessa, 1982); Naked Lie (Juiz em Causa Própria, 1989); Blind Witness (Testemunha Cega, 1989); Don't Touch My Daughter (Sob Ameaça, 1991) e River of Rage: The Taking of Maggie Keene (Morte no Rio Grande, 1993), entre outros. Em 2000, participou na série dramática Titans.
Em paralelo com a carreira de atriz, criou uma linha de produtos cosméticos e escreveu três livros sobre beleza e cuidados com a pele: The Body Principal (1983), The Beauty Principal (1984) e The Diet Principal (1987).
Como referenciar: Victoria Principal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-15 23:42:44]. Disponível na Internet: