vídeo

Tecnologia de gravação e reprodução de imagens que permite o processamento de sinais eletrónicos para representar imagens em movimento.
Na sua essência, consiste numa série de imagens organizadas em frames gravadas e reproduzidas sequencialmente, simulando assim o movimento e interatividade.
Existem vários sistemas de vídeo que obedecem a padrões diferentes, de acordo com o fim e o espaço geográfico a que se destinam, variando sobretudo no que toca a aspetos como a resolução, número de frames exibido por segundo ou o espaço de tempo decorrido entre cada frame.
Quando destinado a televisão, estes aspetos obedecem a normas específicas de acordo com a região do mundo a que se destina o vídeo.
Assim, para o caso da televisão analógica, existe a norma NTSC na América do Norte e a PAL ou SECAM para a Europa e países de outros continentes; a televisão digital obedece ao padrão DTV na América do Norte e DVB e ISDB nos restantes.
No entanto, o termo vídeo pode também ser utilizado em relação ao sistema utilizado pelos monitores de computador para exibir imagens, que varia entre os sinais VGA no caso dos monitores analógicos, ou DVI no caso dos digitais, de ecrã plano.
Como referenciar: vídeo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-21 15:48:37]. Disponível na Internet: