Vieira de Carvalho

Político português, José Vieira de Carvalho nasceu a 18 de abril de 1938, em Moreira da Maia, e faleceu a 1 de junho de 2002.
Vieira de Carvalho chegou a presidente da Câmara da Maia em 1970, ainda durante o regime de Marcello Caetano. Na altura, era professor de história medieval na Faculdade de Letras do Porto e conciliou as duas atividades. Não resistiu à revolução do 25 de abril de 1974, mas regressou à Maia, em 1979, e ganhou as eleições autárquicas por sucessivas vezes, mantendo-se na liderança da autarquia por mais de 20 anos consecutivos. No entanto, em vésperas da Revolução dos Cravos por iniciativa de Marcello Caetano esteve para se transferir para a Câmara do Porto. Só que o fim da ditadura acabou com esse plano, assim como com a carreira na Faculdade de Letras, de onde foi afastado por usar abusivamente o título de doutor. O regresso à Câmara da Maia deu-se então na sequência das eleições autárquicas de 1979, nas quais concorreu pelo Centro Democrático Social, o mesmo se passando em 1982. Mas, nas eleições seguintes candidatou-se como independente numa lista do Partido Social Democrata. Entretanto, filiou-se nos social-democratas e foi nessa condição que foi sendo reeleito na Câmara da Maia.
Vieira de Carvalho chegou a acalentar o sonho de se candidatar à Presidência da República e equacionou esse cenário por três vezes. A primeira aconteceu em 1986 depois de ter obtido garantia de financiamento para a sua campanha por parte do empresário António Champalimaud. Em 1992 voltou a pensar no assunto, mas foi travado pelo avanço de Cavaco Silva. Em 2000, tornou a dar sinais de querer correr pela presidência, mas no dia da apresentação da candidatura não apareceu.
Simultaneamente, assumiu a presidência de Empresa Metro do Porto, entidade responsável pela construção e gestão do metropolitano na região do Porto, e da Junta Metropolitana do Porto, órgão que reúne as autarquias do distrito.
Como referenciar: Vieira de Carvalho in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-31 22:57:30]. Disponível na Internet: