Vila Nova de Poiares

Aspetos Geográficos
O concelho de Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, localiza-se na Região Centro (NUT II), no Pinhal Interior Norte (NUT III). É limitado a norte pelo concelho de Penacova, a sul por Miranda do Corvo e Lousã, a oeste por Coimbra e a este por Arganil e Góis. Localiza-se numa altitude média de 184 metros, numa vasta concha entre as serras do Carvalho e do Bidueiro e as colinas de Serpins. No concelho confluem os rios Mondego, Alva e Ceira.
O concelho ocupa uma área de cerca de 84 km2, subdividida em quatro freguesias: Arrifana, Lavejadas, Vila Nova de Poiares (Sto. André) e S. Miguel.
Em 2005, o concelho apresentava 7228 habitantes.
O natural ou habitante de Vila Nova de Poiares denomina-se poiarense.
História e Monumentos
As terras do concelho são povoadas desde meados do século IX. Terá sido em Vimieiro de Poiares que D. Afonso Henriques terá detido o enviado do Papa Honório II, obrigando-o a levantar a bula de interdição lançada sobre o reino. O nome tradicional destas terras era de Sto. André de Poiares, até 1905, modificado para Vila Nova de Poiares na altura da elevação à categoria de Vila.
Do património arquitetónico fazem parte a Igreja Matriz de Vila Nova de Poiares, dedicada a Sto. André e datada do século XIV como Igreja de Sta. Maria do Burgo; a Igreja de Sta. Marta de Poiares do século XVI; a Capela de N. Sra. das Necessidades; a ponte de Mucela e o dólmen de S. Pedro Dias, monumento megalítico, onde se conserva ainda a mamoa. De referência o Museu Etnográfico de Poiares.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Em agosto, no segundo domingo, há uma romaria em honra da N. Sra. das Necessidades, sendo uma das mais concorridas do Centro de Portugal. A romaria de São Pedro é a 29 de junho, no alto da serra de S. Pedro.
O feriado municipal é no dia 13 de agosto.
A nível de artesanato, destaca-se a cerâmica em barro preto esmaltado, cuja tradição remonta ao século XVI, a cestaria e os artefactos de madeira, principalmente em Ervideira, onde se trabalha a madeira de salgueiro.
Economia
A indústria e o pequeno comércio ocupam parte da população ativa total do concelho, sendo de referir a existência relativamente recente de um parque industrial. A atividade agrícola não tem tanto peso como teve outrora, contudo é ainda significativa na ocupação da população ativa. Para além disso, pratica-se a exploração florestal.
Como referenciar: Vila Nova de Poiares in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-01 15:55:47]. Disponível na Internet: