Vilfredo Pareto

Sociólogo e economista italiano, Vilfredo Pareto nasceu em 1848, em Paris, e veio a falecer em 1923, em Genebra. A formação de base deste sociólogo e economista italiano foi na área da engenharia, que nunca abandonou. Ficou conhecido como o fundador da aplicação da matemática à análise económica. Como economista, a sua notoriedade deve-se em grande medida à introdução do instrumento analítico das "curvas de indiferença", vulgarizado a partir dos anos 30. Considerando que a economia lidava apenas com uma dimensão da ação humana - a saber, a dimensão lógica e racional envolvida nas escolhas do melhor meio de conseguir adquirir recursos que são escassos - Pareto viu na sociologia uma possibilidade de alcançar o que a economia não explicava: as ações não lógicas. A vida social é composta maioritariamente por este segundo tipo de ações, guiada por sentimentos mais do que por observações metódicas. Toda a sociologia de Pareto deriva da sua perspetiva dualista da sociedade, onde encontraríamos indivíduos com qualidades superiores na sua esfera de atividade - a elite - e os restantes - a não elite. A elite tenta acentuar a sua posição social e vai mesmo desenvolvendo as suas capacidades para dirigir os outros, ainda que através do uso da força ou da fraude. As massas não são capazes de melhorar a sua situação a não ser os seus membros privilegiados capazes de utilizar as capacidades de que dispõem para subir até à elite. Trata-se, portanto, de uma 'circulação de elites' e não da ascensão das massas como tal, podendo existir transferências de poder entre elites mas não entre classes. Por admitir apenas a ascensão de indivíduos com determinadas características pessoais, a teoria de Pareto foi já apelidada de psicologistica mais do que de sociológica. A sua análise das sociedades como sistemas com propriedades de se auto equilibrar veio a influenciar Talcott Parsons e outros nomes do estrutural-funcionalismo.
As suas obras principais são: Cours d'Economie Politique (1896-97); Manuale d'Economia Politica (1906); Trattato di Sociologia Generale (1916).
Como referenciar: Vilfredo Pareto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 22:31:58]. Disponível na Internet: