Vilhelm Bjerknes

Geofísico norueguês criador da moderna meteorologia, nascido em 1862 e falecido em 1951, oriundo de uma família muito culta, foi grandemente influenciado por esta. O pai, professor de matemática na Universidade de Christiania e geofísico famoso, teve grande influência nos estudos do filho. Bjerknes foi professor em Estocolmo e em Leipzig, antes de fundar, em 1917, o Instituto Geofísico de Bergen.
O trabalho desenvolvido por Bjerknes proporcionou à meteorologia as bases teóricas e os métodos de investigação de que esta necessitava para que fosse aceite como uma ciência. Desenvolveu modelos hidrodinâmicos do oceano e da atmosfera. Criou um método de previsão do tempo, baseando-se na teoria da frente polar, segundo a qual, os ciclones se formam devido ao aparecimento de uma superfície de descontinuidade entre duas massas de ar, a temperaturas diferentes.
Como referenciar: Porto Editora – Vilhelm Bjerknes na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-14 03:21:37]. Disponível em