Village People

O grupo norte-americano Village People foi fundado em Nova Iorque, em 1977, pelo produtor Jacques Morali com o objetivo de atrair o mercado homossexual. Antes mesmo de formar a banda, Morali assinou um contrato com a editora Casablanca, na época uma das mais fortes na área do disco sound, onde assumiu o compromisso de formar uma banda destinada a cativar a comunidade homossexual. Para isso, juntou uma série de personagens que parodiavam os estilos em voga entre os homossexuais. Dos nove membros do grupo, apenas um, Victor Willis, tinha verdadeiro talento para cantar.
Os Village People não se limitaram a chamar a atenção apenas pela música, mas também pela dança, as coreografias e a indumentárias. Assim, os seus membros, Miles Jaye, Ray Simpson, Alexander Briley, David Hodo, Randy Jones, Jacques Morali, Felipe Rose, Victor Willis e Glenn Hughes, "mascaravam-se" de índios, cowboys, polícias, motards, trabalhadores da construção civil e soldados, de modo a retratar os estereótipos da comunidade homossexual.
Entretanto, Morali contratou Phil Hurt e Peter Whitehead para comporem os temas a interpretar pelos Village People. Apesar de serem dos Estados Unidos da América, os Village People fizeram primeiro sucesso no Reino Unido. Assim, ainda em 1977, chegaram ao Top 50 britânico com o single "San Francisco (You Got Me)".
O sucesso nos Estados Unidos surgiu em 1978 e de um modo estrondoso. Primeiro, o tema "Macho Man" chegou ao Top 30 norte-americano e, depois, duas músicas alcançaram os lugares cimeiros das tabelas internacionais de vendas de discos. "Y.M.C.A." foi a número um no Reino Unido e número dois nos Estados Unidos e "In the Navy" esteve em terceiro nas ilhas britânicas e em segundo na América.
O sucesso dos Village People manteve-se em 1979 com "Go West" e em 1980 com "Can't Stop the Music". Esta última música serviu de tema principal a um filme, lançado em 1980, sobre uma digressão dos Village People e que tinha precisamente o título de Can't Stop the Music. No entanto, nesta época, o disco sound já estava em grande declínio e o filme foi um fracasso que praticamente arruinou a banda em termos de popularidade.
Os Village People tentaram, sem sucesso, voltar ao topo, adotando o estilo neorromântico que estava em voga no início da década de 80 graças a grupos como os Duran Duran e os Spandau Ballet. O fim acabou por ser inevitável.
Em 1997, os Village People regressaram para uma digressão que assinalou o vigésimo aniversário do nascimento da banda, mas já sem a presença do criador, Jacques Morali, que morreu com SIDA, em dezembro de 1991.
Em 1994, foi lançada a compilação The Best Of Village People, reunindo os melhores temas de uma das mais emblemáticas bandas do disco-sound. Os temas "Y.M.C.A", "Macho Man" e "In The Navy", os três mais emblemáticos do grupo, estão presentes nesta coletânea e mantêm a sua atualidade, sendo ainda hoje bastante utilizados nas discotecas.
Como referenciar: Village People in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 22:14:39]. Disponível na Internet: