Vin Diesel

Ator norte-americano, de seu nome verdadeiro Mark Vincent, nasceu a 18 de julho de 1967 em Nova Iorque. Começou ainda criança a representar no teatro e, ao contrário da maioria dos atores, estreou-se na Sétima Arte num filme que ele próprio escreveu, produziu e realizou: a curta-metragem Multi-Facial (1994), sobre a multiplicidade de culturas e a identidade, que foi selecionada para o Festival de Cinema de Cannes de 1995, onde teve alguma visibilidade. Em 1997, voltou a escrever, produzir, realizar e atuar em Strays, desta vez uma longa-metragem sobre os adolescentes e a amizade, que foi selecionada para o Festival de Sundance.
Multi-Facial chamou a atenção de Steven Spielberg, que o convidou a participar em Saving Private Ryan (O Resgate do Soldado Ryan, 1998), para interpretar o soldado Adrian Caparzo, um pequeno papel que o realizador escreveu especialmente para ele e que o tornou conhecido do grande público. De seguida, fez a voz de Iron Giant num filme de animação que adaptou o livro infantil.
Em 2000, participou no thriller Boiler Room, com Ben Affleck e Giovanni Ribisi e, no mesmo ano, entrou em Pitch Black (Eclipse Mortal), um filme de ficção científica passado num planeta supostamente deserto. Fez de Dominic Toretto, o rei das corridas de carros, em The Fast and the Furious (Velocidade Furiosa, 2001) de Rob Cohen, e no mesmo ano entrou em Knockaround Guys (Criminosos à SoIta), um remake de um filme de 1953.
XXX (2002) foi o seu filme seguinte, onde fez de Xander Cage, um agente secreto numa missão ultraperigosa ao lado de Samuel L. Jackson. Em 2003, voltou a produzir um filme que também protagonizou, A Man Apart (Um Homem à Parte). No ano seguinte deu corpo e voz a Richard Riddick, personagem principal da saga The Chronicles of Riddick, que foi editada sob a versão de videojogo, vídeo e filme. 2005 foi o ano de The Pacifier (O Chupeta), uma comédia de Adam Shankman.
Como referenciar: Vin Diesel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 10:14:36]. Disponível na Internet: