Violent Femmes

Banda rock norte-americana, formada em 1981 por Gordon Gano (voz, guitarra), Brian Ritchie (baixo) e Victor DeLorenzo (percussão).
Em 1983 assinam com a editora Slash e editam um álbum homónimo. Um conjunto de melodias folk-punk que não foi muito bem aceite pela crítica, mas que continha temas que são uma referência da banda, tais como "Blister in the Sun", "Kiss Off" e "Add it Up". Em 1984 surge Hallowed Ground, um álbum que fazia uma aproximação à música tradicional norte-americana. No ano de 1986 gravam The Blind Leading the Naked, um álbum mais convencional, que continha ainda uma cover de um tema de T-Rex "Children of Revolution". Após a gravação, os Violent Femmes decidem fazer um interregno na carreira da banda, de forma a que os membros pudessem abordar outros projetos, eventualmente a solo.
Ressurgem em 1989 com um novo álbum, 3 e, em 1991, editam Why do Birds Sing?, álbum que continha um grande êxito do grupo: uma "cover" do tema "Do You Really Want to Hurt Me?", original dos Culture Club. No seguimento da edição da compilação Add It Up, em 1993, DeLorenzo abandona a banda para prosseguir a sua carreira a solo, sendo substituído por Guy Hoffman.
A banda regressou em 1994, com o disco New Times, não conseguindo críticas muito favoráveis. Quatro anos mais tarde, os Violent Femmes lançaram Rock!!!!!, edição exclusiva na Austrália, editado nos EUA apenas em 2000.
No ano seguinte, Viva Wisconsin parecia trazer de novo os Violent Femmes para o estrelato, cativando os seus fãs do movimento punk. O post-punk do grupo parecia recuperado e o alinhamento do disco incluía recuperações dos clássicos "Blister In The Sun", "Add It Up" e "Kiss Off".
Dando continuidade a um período de grande atividade do grupo, embalado pelo sucesso recente, surgiu Freak Magnet (2000). O disco assinalava o retorno vincado ao punk tradicional. Apesar de não ser um álbum inovador, trata-se de um registo que captura o som da banda, abraçando sonoridades desorientadas, melancólicas e agressivas, num disco bastante sólido e coerente e um saudado regresso à fórmula criativa que esteve na génese do processo de criação do grupo.
Já mais tarde, na primavera de 2001, os Violent Femmes disponibilizam on-line o seu primeiro álbum no formato MP3, Something's Wrong. Este álbum é uma compilação de raridades, covers, versões acústicas e versões alternativas.
Como referenciar: Violent Femmes in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-23 16:20:09]. Disponível na Internet: