Vítor Manuel de Aguiar e Silva
Professor universitário, escritor e investigador português, Vítor Manuel de Aguiar e Silva nasceu em 1939, na freguesia de Real, em Penalva do Castelo (Viseu), e morreu a 12 de setembro de 2022.
Licenciou-se na Universidade de Coimbra, onde também obteve o seu doutoramento, em 1971, com a tese Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa. Foi professor catedrático nessa mesma Universidade até 1989, altura em que requereu transferência para a Universidade do Minho, onde passou a exercer as funções de vice-reitor entre 1990 até 2002.
Para além destes cargos, esteve igualmente na comissão de avaliação dos cursos superiores de Letras e, entre 1988 e 1992, foi presidente da Comissão Nacional de Língua Portuguesa.
Na investigação, dedicou-se ao estudo da literatura portuguesa dos séculos XVI e XVII, da obra camoniana e das metodologias literárias. Dos seus vastos trabalhos publicados, destaca-se Teoria da Literatura (1967), A Estrutura do Romance (1974), Teoria e Metodologia Literárias (1990), Camões: Labirintos e Fascínios (1994).
Foi distinguido, a 21 de novembro de 2007, com o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos.
-
Teoria da LiteraturaA publicação de Teoria da Literatura, por Vítor Manuel de Aguiar e Silva, em 1967, constitui um dos ...
-
MinhoCriada como província em 1936, mas extinta como tal em 1976, esta região situa-se no Noroeste de Por...
-
ViseuAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito. Localiza-se na Região Centro (NU...
-
Johannes PurkinjeFisiologista e histologista checoslovaco, Johannes Evangelista Purkinje (cujos nomes também se encon
-
Julia QuinnJulia Quinn é o pseudónimo literário de Julia Pottinger, autora americana célebre pelos seus bestsel
-
Yashar KemalEscritor turco, Yasar Kemal Gökçeli nasceu em 1922, em Adana, e morreu em 2015, em Istambul. Oriundo
-
Konstantinos KavafisPoeta grego, Konstantinos Petrou Kavafis, ou Constantine Cavafy, nasceu em 1863 em Alexandria, Egito
-
Ken Saro-WiwaEscritor e ativista político nigeriano, nascido em 1941, morreu assassinado pelo regime vigente em 1
-
Patrick KavanaghPoeta irlandês, nascido em 1905 e falecido em 1967, consubstancia o exemplo de autoformação literári
-
John SyngeDramaturgo irlandês, nasceu a 16 de abril de 1871 e morreu a 24 de março de 1909, instalou-se em 189