Vladimir Tatlin

Pintor e escultor russo, Vladimir Tatlin nasceu em 1885, em Karkhov, na Rússia. Estudou pintura neste país e começou a carreira produzindo quadros em estilo figurativo. Em 1913 viaja para Paris, onde é influenciado pelas construções tridimensionais de Picasso, em papel, madeira e outros materiais. Quando volta para a Rússia produz algumas esculturas abstratas utilizando materiais industriais, como o vidro, o metal e a madeira. É a partir destas obras que Tatlin funda o do construtivismo, movimento que associaria vários artistas como do Aleksandr Rodchenko e sua mulher Stepanova. Os construtivistas acreditavam que a arte deveria refletir o novo mundo industrial e adotar formas, materiais e técnicas da moderna tecnologia, encarnando a ideia do artista-engenheiro empenhado na construção de objetos úteis. Exemplo desta fase criativa é o Relevo de esquina complexo, de 1915, em aço, alumínio, zinco e madeira. Peças de metal e de madeira são justapostas e suspensas da esquina de uma sala, pretendendo acentuar valores de contraste entre formas, materiais e texturas.
Em 1919 apresenta um projeto para uma torre, que seria um Monumento à Terceira Internacional. Este monumento pretendia representar os novos tempos e a dinâmica social, tentando integrar arte e técnica. Esta metáfora da sociedade maquinista relaciona-se com um tema que estava presente também nos outros movimentos de vanguarda. A torre teria 400 metros de altura e seria construída a partir de uma estrutura metálica formando três espirais encerrando três volumes de vidro que continham os espaços de conferência.
Este projeto, nascido num momento de entusiasmo político, nunca foi construído devido à alteração da política governamental que passou a manifestar-se contra a arte de vanguarda.
Tatlin foi um dos artistas que se mantiveram na Rússia após este desinteresse político pela arte experimentalista, sendo obrigado, no fim da vida, a retomar a pintura figurativa que caracterizou a arte do regime de Estaline. Morreu em 1953.
Como referenciar: Vladimir Tatlin in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-04 14:55:43]. Disponível na Internet: