Artigos de apoio

voleibol
O jogo do voleibol foi introduzido por William G. Morgan, em 1896, na cidade norte-americana de Springfield, no Massachusetts. Desde então, tornou-se um dos desportos coletivos mais apreciados e praticados em todo o mundo, com competições oficiais a serem disputadas em inúmeros países.
O voleibol pode ser jogado em recinto coberto ou ao ar livre, e inclusivamente na praia, variedade que se tem vindo a difundir largamente nos últimos anos. É praticado por duas equipas de seis elementos e disputa-se num campo retangular (com 18 metros de comprimento por 9 de largura), divido ao meio por uma rede de um metro de altura, colocada de tal modo que o seu limite superior está a 2,40 metros de altura. Os jogadores de uma equipa passam a bola uns aos outros, não mais de três vezes, com as mãos, e tentam transpô-la para o outro lado da rede (o campo do adversário), de modo a que a outra equipa não consiga impedir a bola de tocar no chão do seu campo ou se veja obrigada a atirá-la para fora do espaço de jogo. A regra técnica fundamental, portanto, é esta: quando uma equipa é detentora da bola, não a pode deixar cair ao chão.
A bola é de menor dimensão que a de basquetebol. Mede entre 65 e 67 cm de circunferência e pesa entre 260 e 280 g.
Os primeiros campeonatos eram limitados aos homens e principiaram em 1949. Os campeonatos femininos tiveram início em 1952. As regras do jogo evoluem de acordo as interpretações da Federação Internacional de Voleibol, que foi criada em 1947.
Como referenciar: voleibol in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-25 15:42:12]. Disponível na Internet: