wakeboard

O wakeboard é um desporto aquático em que um atleta, rebocado por um barco, faz acrobacias em cima de uma prancha similar às de surf. A modalidade nasceu em 1985, em San Diego, nos Estados Unidos da América, por iniciativa de Tony Finn, que se inspirou nos surfistas que em dias de mar calmo, para passar o tempo, se faziam rebocar por carros junto às docas. Finn inventou a "skurfer" (mistura de ski com "surfer"), que é uma prancha de surf mais pequena e estreita do que as normais. Graças a estas características, permite realizar curvas mais apertadas e manobras mais arriscadas.
No verão de 1985, começaram a ser adicionadas umas presilhas para prender os pés às pranchas, de modo a ser possível fazer manobras mais ousadas, como fazer piruetas no ar.
A chegada da prancha "skurfer" atraiu muitos praticantes a uma modalidade que na altura se chamava ainda skiboard. Em 1989, foi criada a World Wakeboard Association (associação mundial de wakeboard), organismo que passou a reger a modalidade.
Mesmo assim, este desporto teve dificuldades em desenvolver-se nos Estados Unidos, de pouco valendo a transmissão televisiva dos campeonatos em 1990. O principal problema residia no facto de as pranchas serem pouco resistentes e difíceis de manobrar pelos principiantes. Assim, era complicado atrair novos adeptos para a modalidade. A falta de inovações e de desenvolvimento tecnológico não permitiu ultrapassar este obstáculo.
Ainda no início da década de 90 do século XX, um empresário chamado Herb O'Brien, dono de uma empresa de ski aquático, começou a desenvolver a "Hyperlite", um novo tipo de prancha, mais resistente e ao mesmo tempo mais aerodinâmica e flexível. Aos principiantes passou a ser possibilitada uma maior facilidade de manobra e aos mais experientes uma maior facilidade de movimentos e a experimentação de novas acrobacias.
Posteriormente, as pranchas continuaram a sofrer modificações, como a adoção de uma quilha à frente e de outra atrás, que lhes deu uma forma simétrica. Assim, os praticantes podem voltar a prancha sem quaisquer transtornos para as manobras.
Tendo passado a ser uma modalidade mais apelativa, apareceram então vários patrocinadores, o que possibilitou, a partir de 1992, a organização de campeonatos. Também começaram a surgir atletas profissionais.
Em Portugal, a modalidade desenvolveu-se partir de 1994 e, posteriormente, surgiu um circuito nacional, assim como um luso-galaico.
Como referenciar: wakeboard in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-17 13:42:01]. Disponível na Internet: