Artigos de apoio

Walker Evans
Fotógrafo norte-americano nascido em 1903, em Sain Louis, e falecido em 1975, em New Haven, nos Estados Unidos da América.
Walker Evans, que originalmente queria ser escritor descobriu a sua paixão pela fotografia durante os anos 20. Os seus primeiros trabalhos exibiam já a sua visão objetiva e extremamente atenta ao pormenor.
Em 1935 entrou ao serviço da F.S.A. (Farm Security Administration), um organismo federal criado por Roosevelt para dar solução à crise agrícola dos Estados Unidos da América durante o período da Grande Depressão. Usando a fotografia como prova da miséria em que viviam os agricultores americanos, Evans registava essa miséria com precisão objetiva, dignificando, apesar de tudo, a pobreza em que estes agricultores viviam.
Em 1938, depois de concluir o seu trabalho para a F.S.A., o Museum Of Modern Art de Nova Iorque honrou a obra de Evans com uma exposição, a primeira dedicada por este museu a esta profissão.
Evans é conhecido por duas séries de fotografias: uma delas é o levantamento documental da comunidade agrícola norte americana e a outra está documentada no livro Let´s now praise famous man. Estes dois trabalhos são considerados os expoentes máximos da fotografia documental. Área em que W. Evans é considerado como uma das figuras maiores.
Como referenciar: Walker Evans in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-18 08:22:02]. Disponível na Internet: