Artigos de apoio

Walter de Maria
Escultor norte-americano nascido em 1935, em Albany. Estudou arte na Universidade da Califórnia, em Berkeley, entre os anos 1953 e 1959. A partir deste ano realizou os seus primeiros trabalhos de escultura e tomou parte em happenings. Em 1960 instala-se em Nova Iorque, realizando a sua primeira exposição individual três anos depois. Participa na importante exposição coletiva "Estruturas Primárias", realizada em 1966, e que integrava obras de alguns dos principais artistas minimais e conceptuais.
No final da década, a sua obra procura cada vez mais a extensão da arte ao contexto e à exploração das relações entre a obra e o lugar em que se insere, tornando este autor um dos pioneiros do movimento da Land Art.
Walter de Maria foi autor de alguns dos maiores projetos de Land Art ao ar livre, desde finais da década de 60, nos quais o ato de realização, o carácter efémero e a própria forma de degradação da obra se assumem como elementos fundamentais da criação artística.
A sua última obra de grande escala "O Campo de Forças", um projeto de Land Art construído numa planície semidesértica do Novo México, nos Estados Unidos, entre 1971 e 1977, é constituído por quatrocentas estacas de sete metros de altura, colocadas numa matriz geométrica rigorosa. Esta zona é frequentemente assolada por tempestades e estas estacas metálicas servem para atrair os raios, acentuando o próprio espírito dramático e a escala do lugar.
O "New York Earth Room", datado de 1977, é uma instalação também integrável no movimento de Land Art, mas que agora se desenvolve no espaço interior de uma galeria, invertendo a tendência desta corrente para a escala paisagística. Nesta peça, o artista cobre a sala com quase um metro de terra vegetal, limitando-a com uma folha de vidro.
Outros trabalhos deste artista remetem para as formas mais tradicionais da escultura e abordam valores históricos e culturais através da representação, de sinal minimalista, de símbolos primários e arquetípicos. É o caso da peça "Pentágono", realizada entre 1973 e 1974, que consiste num sequência de sólidos, o primeiro de planta pentagonal e o último nonagonal, em alumínio, formando calhas onde se encontram esferas.
Como referenciar: Walter de Maria in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-14 06:35:30]. Disponível na Internet: