Walter Röhrl

Piloto de ralis, Walter Röhrl nasceu a 7 de março de 1947, em Regensburg, Niemcy, na Alemanha.
Começou a competir oficialmente em 1968 com um Fiat 850 Coupé e cinco anos mais tarde, em 1973, estreou-se em provas internacionais ao participar no Rali de Monte Carlo. Ao volante de um Opel Commodore B, ficou no 45.º posto.
No ano seguinte, sagrou-se campeão europeu de ralis e com um Opel Ascona ainda participou em duas provas do Mundial, o Rali de Inglaterra, onde ficou em 5.º lugar, e o Rali de Portugal, prova de que desistiu. Em 1975 obteve a primeira das suas vitórias em provas do Mundial, ao ganhar o Rali da Acrópole, na Grécia, ao volante de um Ascona 1.9. Nas duas temporadas seguintes obteve resultados desanimadores, até que regressou aos triunfos, em 1978, com nova vitória na Acrópole, desta vez conduzindo um Fiat 131 Abarth. Com o mesmo carro, triunfou no Rali do Canadá. No ano seguinte, voltou aos resultados modestos até que, em 1980, Röhrl se sagrou pela primeira vez campeão do mundo de ralis. O piloto germânico, com um Fiat 131 Abarth, triunfou em cinco provas, entre as quais o Rali de Portugal. O alemão afastou-se temporariamente da competição, mas regressou em 1982 e sagrou-se de novo campeão do mundo de ralis, desta feita utilizando um Opel Ascona 400. Walter Röhrl ganhou o Rali de Monte Carlo e o da Costa do Marfim. No ano seguinte, mudou-se para a Lancia e com o modelo 037 venceu quatro provas do mundial, o que, contudo, não foi suficiente para revalidar o título. Em 1984 voltou a mudar de equipa, desta vez assinando pela Audi, para a qual conquistou o Rali de Portugal ao volante do modelo Quattro. No ano seguinte, ainda na Audi, venceu o Rali de San Remo, em Itália, e foi terceiro no mundial. Paralelamente, participou e conquistou o Europeu de Ralis.
As suas participações no Mundial tornaram-se esporádicas mas ainda venceu o Europeu de Ralis em 1987. Este ano ficou ainda marcado pela vitória de Walter Röhrl na prova norte-americana Pikes Peak, realizada num terreno muito íngreme.
A partir daqui o piloto alemão limitou as suas participações a presenças em provas para veteranos.
Como referenciar: Walter Röhrl in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 15:40:57]. Disponível na Internet: